Monday, June 29, 2009

Workshop com Ingrid Koudela

Workshop com Ingrid Koudela

A Casa da Esquina irá acolher nos próximos dias 9 e 10 de Julho o Workshop Jogos Teatrais e Leitura de Imagem, com a direcção da professora e encenadora Ingrid Koudela que tem um trabalho fecundo na área de teatro e educação. Este workshop pretende, através dos procedimentos com jogos teatrais, ampliar a percepção e o repertório de formas estéticas, propiciando a leitura e reflexão crítica da obra de arte e a compreensão da arte como cultura, tendo em vista a produção de cenas através da leitura de imagens. O processo de conhecimento a ser construído através do estranhamento de gestos e atitudes supõe o exercício da linguagem artística com o actor, o que deverá ser desenvolvido através dos jogos teatrais. O workshop está aberto ao público em geral. Para inscrições e informações poderão contactar-nos através do mail geral@casadaesquina.pt

Sunday, June 28, 2009

Mestrado em Teatro - encenação


EXERCÍCIO DE MESTRADO EM TEATRO
ESPECIALIZAÇÕES EM ENCENAÇÃO E ARTES PERFORMATIVAS/INTERPRETAÇÃO

FRAGMENTOS DE 4.48 DE SARAH KANE
30 Jun.14h30
Sala 107.Departamento de Teatro
Laura Lamas e Ricardo Correia


4.48* é o nosso último exercício, é o terminar de um processo, de um fazer colectivo, feito de tentativas, de erros. Um fazer com pessoas. Decidimos acabar como começamos , sem rede, num permanente desiquilíbrio. Tal como os funâmbulos. Tal como a mente de uma pessoa. Decidimos acabar com a última peça escrita por Sarah Kane.

"Estou a escrever uma peça chamada 4.48 Psicose. É sobre uma depressão psicótica. É o que acontece com a mente de uma pessoa quando as barreiras que distinguem a realidade das diferentes formas de imaginação desaparecem completamente. De maneira que já não consegues estabelecer a diferença entre a tua vida acordado e a tua vida em sonho. E também, não consegues – o que é muito interessante na psicose – , não sabes onde é que tu acabas e o mundo começa.” - Sarah Kane

Wednesday, June 3, 2009

A casa em Junho não vai de férias molhar os pés!


É já no próximo dia 4 de Junho que começa mais uma incursão pelo cinema, desta feita esquecemos as palavras ditas e concentramo-nos na música e naquilo que as letras escrevem. Começamos já no dia 04 com Tartufo de F. W. Murnau, seguindo no dia 11 com Metropolis de Fritz Lang, dia 18 O Gabinete do Dr. Caligari e terminamos com Cão Andaluz de Luis Buñuel. Mas de cinema não é tudo e num especial de eleições (dia 07), pelas 17h temos "O Esquilo Preguiçoso", primeiro filme feito na Casa da Esquina pelos alunos do Workshop de Cinema de Animação dirigido por Sara Seabra.
No dia 13 de Junho, canta-se o fado no filme de João Drago "Todos temos o teu fado", numa homenagem a várias línguas, a Amália Rodrigues. E para terminar, estendemos o ciclo de video-arte promovido pelo CITAC, numa apresentação no dia 27 pelas 22h. Por esta e mais programação que há-de vir, esperamos que se juntem conosco na nossa esquina.

Tuesday, June 2, 2009

Amor -estc 4º exercício


SILLY LOVE SONGS 4 Jun.14h Sala 107 Departamento de Teatro Laura Lamas e Ricardo Correia

Silly Love Songs ? é um trabalho que parte das canções de amor cruzando o imaginário nostálgico e romântico dessas mesmas canções com uma teia de relações, emoções e imagens a ser estabelecida em palco pelos intérpretes. Vamos cantarolar as canções, criar videoclips e fazer zapping nas relações de amor e desamor, como se o zapping fosse a forma de estar conectado no mundo contemporâneo quer nas relações humanas. O que faremos será uma espécie de radiografia de feridas amorosas sofridas pelos homens e mulheres, neste mundo onde os vínculos são cada vez mais frágeis sem sabemos o que nos reserva o futuro.
Como é referido por Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, no seu livro – Amor Líquido: Sobre a Fragilidade dos Laços Humanos, o amor não é mais do que uma série de episódios românticos variados onde estamos todos mais propensos às relações descartáveis. É um retrato sobre a urgência de viver um relacionamento, sobre amor descartável e incessante procura do amor.

Direcção artística: Ricardo Correia e Laura Lamas
Intérpretes: Laura Lamas e Paulo Duarte Ribeiro
Música (versões): Ricardo Fialho e João Ceitil
Apoio Coreográfico: Guilherme Garrido
Vídeo: Luís Brás