Monday, May 16, 2011

Sicrano de Bergerac em Matosinhos


Este projecto tem a particularidade de juntar no mesmo palco, actores profissionais com reclusas e reclusos dos dois Estabelecimentos Prisionais de Santa Cruz do Bispo.

Este texto é uma adaptação de «Cyrano de Bergerac», de Edmond Rostand, para um elenco de oito actores, entre reclusos, reclusas e actores profissionais, que transpõe a acção da Paris do séc. XVII para uma cidade portuguesa no final do século XX. Esta versão substitui também a aristocracia das cortes de Luís XIII e de Luís XIV pela actual mediocracia das televisões e da cultura de massas. «Sicrano» dá relevo a uma certa marginália nocturna, composta de prostitutas, delinquentes e taxistas, e a um certo star-system, frequentado por actores de teatro, cantores de música ligeira e estrelas da TV. Tal como no original, o texto explora o tema da diferença entre beleza física e beleza espiritual, mas desta vez enquadrado numa história de sucesso e estrelato mediáticos, em que não é apenas a dignidade que está em jogo, mas a celebridade, o anonimato a marginalidade e o amor. Este texto proporciona aos actores experimentar, interpretar, vivenciar emoções comuns a todos nós.

Produção Cine Teatro Constantino Nery/CMM - incluido na programação do FITEI. Dramaturgia de Jorge Louraço, A partir de Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand.

Fotoreportagem do Público

Sunday, May 1, 2011

Instalação Fotográfica Mercadoria Humana em Coimbra



CALENDÁRIO DA INSTALAÇÃO

Coimbra, 3 de Maio a 3 de Setembro de 2011.






MERCADORIA HUMANA é uma instalação fotográfica da autoria de Pedro Medeiros, integrada no âmbito do projecto global «Mercadoria Humana – Projecto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos» que Saúde em Português, Associação de Profissionais de Cuidados de Saúde dos Países de Língua Portuguesa, está a desenvolver na Região Centro. Este projecto tem como objectivos principais a prevenção, sensibilização, informação e consciencialização acerca da problemática do Tráfico de Seres Humanos para fins de exploração laboral e sexual, combatendo desta forma o alheamento da sociedade relativamente à natureza e opacidade deste fenómeno.

Neste contexto, Saúde em Português convidou Pedro Medeiros, fotógrafo com actividade profissional sedeada em Coimbra, para concepção de uma exposição inédita de fotografia, interpretando e representando o tema central da campanha. Em resposta a este desafio, Pedro Medeiros criou um projecto de autor, constituído por um portefólio original de 8 imagens, propondo à Saúde em Português a apresentação deste conjunto de fotografias em formato de Instalação de Arte Pública.