Saturday, December 5, 2009

PlayPause - espectáculo no Taborda a partir de textos de Harold Pinter



PlayPause

Este espectáculo parte de três peças de Harold Pinter para abordar o uso arbitrário do Poder e da normalização da sociedade no mundo contemporâneo.
Assim as peças: “A Nova ordem Mundial”, “Um para o Caminho” e “Conferência de Imprensa”, servem de base para um trabalho sobre a temática do Poder e da supressão das liberdades individuais a que todos estamos sujeitos em nome de um bem Comum.
A questão que se coloca com este trabalho é: até que ponto deixamos que nos tirem a nossa individualidade e dignidade em nome de um bem comum?
Recorrendo ao conceito de Panóptico, ideia de um dispositivo de inspecção permanente, de Jeremy Bentham, cada peça ocorre num espaço desterritorializado, onde as personagens estão enclausuradas entre quatro parede, e neste espaço que está em permanente vigilância, elas são sujeitas a um violento interrogatório, a uma tortura continuada. Assim o público é convidado a assistir de Zoom em Zoom e de Pausa em Pausa e tornar-se testemunha de cada nova atrocidade que ocorre em cada quarto. Para a construção do espectáculo convocamos a tecnologia de som e vídeo em tempo real, de modo a que essa interacção crie um espaço de conquista de novas fronteiras entre as artes e a tecnologia, mas sem suprimir os traços da acção teatral.

Ricardo Correia

No comments: