Wednesday, July 12, 2017

MY COUNTRY IS WHAT THE SEA DOSENT WANT AT BE FESTIVAL

http://befestival.org/events/my-country-is-what-the-sea-doesnt-want-by-casa-da-esquina-portugal-30-min/

TERMOTEBE

https://www.facebook.com/TNDMII/videos/1701993676485239/?hc_ref=OTHER&pnref=story

A nova criação com estreia agendada em fevereiro 2018 no teatro nacional D.Maria II.
Eu uso Termotebe e o meu Pai também.

PROMESSA

PROMESSA a partir de Wadji Mouwadi


EXILIOS 61-74


ECOLE DE MAITRE

JURI DO PROJETO ECOLE DE MAITRE
http://www.tagv.pt/ecole-des-maitres-audicao/
Projeto Internacional para jovens atores - Bélgica, França, Itália, Portugal

Sinopse

O Teatro Académico de Gil Vicente integra de novo um dos projetos mais significativos de formação teatral avançada: o projeto europeu École des Maîtres – Projeto Internacional para Jovens Atores, um projeto único de formação para jovens atores profissionais europeus, com idades entre os 24 e os 34 anos. O trabalho assenta na troca de experiências sobre práticas de encenação, bem como nos diferentes métodos de criação teatral em diferentes línguas. A cada ano, o curso reúne atores de vários países europeus em torno de um encenador de referência internacional, num conjunto oficinas com carácter itinerante. A edição 2017 tem o apoio de quatro países europeus – Bélgica, França, Itália, Portugal, e contará com a direção artística do coletivo de teatro belga Transquinquennal.
Esta nova edição incidirá sobre “o valor mercantil do indivíduo e da sua existência. Os preços da vida são fixados diariamente pelos mercados oficiais ou subterrâneos, públicos e mafiosos. Portanto, pensar que a vida não tem preço, é angelical ou hipócrita.” O trabalho coletivo de criação partirá de duas interrogações: Até que ponto cada um de nós, no contexto que nos rodeia, é um bem de consumo? E que valor atribuímos ao outro quando o “consumimos”?
A Companhia Transquinquennal quer tentar, durante este processo de trabalho coletivo, realçar a oposição entre a “desencarnação” da vida humana e a sua encarnação metafórica em palco pelos atores.

Ficha Técnica

parceiros do projeto e direção artística CSS – Teatro stabile di innovazione del FVG (Itália), CREPA – Centre de Recherche et d’Expérimentation en Pédagogie Artistique (CFWB/Bélgica), TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente (Portugal), La Comédie de Reims, Centre Dramatique National (França)

com a participação de MIBAC – Direzione Generale Spettacolo dal vivo (Itália), Regione Friuli Venezia Giulia (Itália), Accademia Nazionale d’Arte Drammatica “Silvio d’Amico” (Itália), Short Theatre (Itália), Théâtre de la Place / Liège – centre européen de création théâtrale et chorégraphique (CFWB/ Bélgica), Ministère de la Communauté française – Service général des Arts de la scène (CFWB/ Bélgica), Wallonie-Bruxelles International (CFWB/ Bélgica), Ministère de la Culture et de la Communication (França), Fonds d’Assurance Formation des Activités du Spectacle (França), Universidade de Coimbra (Portugal), Colectivo 84 (Portugal)

ET 2 ESEC TEATRO E EDUCAÇÃO

Iniciamos hoje o 2#ET. Os encontros de Teatro e educação da ESEC.
Além de oficinas, seminários dedicados aos alunos temos encontros e espetáculos para público geral.
Amanhã em colaboração com a casa da esquina dia 19 de abril às 12h 30 no pólo 2 da Esec o lançamento do livro Léxico da Pedagogia Teatral com o diretor da sp escola de teatro de São Paulo e José Simões investigador teatral com moderação de Ricardo correia.
Os espectáculos do 2º ET - Encontro de Teatro e Educação da ESEC serão 3*, 5ªf e 6ªf no Pólo II:
- 18/04 (hoje) - 21h 30 "Caminho Marítimo para a Desgraça" (ex-alunos de TE-ESEC);
19/04 (4*f) 18h "anti-corpos" (Teatrão ) na OMT
- 20/04 (5ªf) - 21h 30 "Orpheu B" (Trincheira Teatro);
- 21/04 - as 18h 00 Apresentação de trabalhos dos alunos dos três anos do curso de TE-ESEC.
A entrada é gratuita, sujeita a reserva (reservas.et.esec@gmail.com).
Beijinhos

O MUSEU DA EXISTÊNCIA

O MUSEU DA EXISTÊNCIA só hoje e amanhã no renovadíssimo Convento são francisco em Coimbra.

reportagem rtp
https://www.rtp.pt/noticias/pais/museu-da-existencia-mostra-objetos-que-obrigaram-pessoas-a-mudar-a-vida_a987903

JÚLIA de RUBEN A no FESTIVAL END

"É possível viver sem amor?"


A casa da esquina a ensaiar para para a leitura da peça Júlia de Ruben A.
Autor que criou a República babaou , uma República surrealista mesmo aqui ao lado da casa da esquina por cima tasca de Santana. A primeira vez que o li foi na Escola da Noite - história bilingue, onde havia dois Rubens o A e o B que seguiam vidas paralelas as da ficção e as das páginas, lado a lado.
Na altura não sabia que Ruben A andou nu no Pártenon para dialogat melhor com as estátuas gregas, isto com prévia autorização do diretor de museu de Atenas.
Hoje começamos a preparar a leitura para o festival end do coletivo 86.
"Os livros de Ruben A são armas carregadas de futuro " afirmou Batista-Bastos.
A ver dia 27 de março no dia mundial do teatro.

O Republicário


O Republicário depois do Convento São franciso passará pelo Festival Deniz Jacinto, Municipio da Lousã, Teatro da Rainha e Festival Fazer a Festa do Art`Imagem