http://www.tagv.pt/ecole-des-maitres-audicao/
Projeto Internacional para jovens atores - Bélgica, França, Itália, Portugal
Sinopse
O Teatro Académico de Gil Vicente integra de novo um dos projetos mais significativos de formação teatral avançada: o projeto europeu École des Maîtres – Projeto Internacional para Jovens Atores, um projeto único de formação para jovens atores profissionais europeus, com idades entre os 24 e os 34 anos. O trabalho assenta na troca de experiências sobre práticas de encenação, bem como nos diferentes métodos de criação teatral em diferentes línguas. A cada ano, o curso reúne atores de vários países europeus em torno de um encenador de referência internacional, num conjunto oficinas com carácter itinerante. A edição 2017 tem o apoio de quatro países europeus – Bélgica, França, Itália, Portugal, e contará com a direção artística do coletivo de teatro belga Transquinquennal.Esta nova edição incidirá sobre “o valor mercantil do indivíduo e da sua existência. Os preços da vida são fixados diariamente pelos mercados oficiais ou subterrâneos, públicos e mafiosos. Portanto, pensar que a vida não tem preço, é angelical ou hipócrita.” O trabalho coletivo de criação partirá de duas interrogações: Até que ponto cada um de nós, no contexto que nos rodeia, é um bem de consumo? E que valor atribuímos ao outro quando o “consumimos”?
A Companhia Transquinquennal quer tentar, durante este processo de trabalho coletivo, realçar a oposição entre a “desencarnação” da vida humana e a sua encarnação metafórica em palco pelos atores.
Ficha Técnica
parceiros do projeto e direção artística CSS – Teatro stabile di innovazione del FVG (Itália), CREPA – Centre de Recherche et d’Expérimentation en Pédagogie Artistique (CFWB/Bélgica), TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente (Portugal), La Comédie de Reims, Centre Dramatique National (França)com a participação de MIBAC – Direzione Generale Spettacolo dal vivo (Itália), Regione Friuli Venezia Giulia (Itália), Accademia Nazionale d’Arte Drammatica “Silvio d’Amico” (Itália), Short Theatre (Itália), Théâtre de la Place / Liège – centre européen de création théâtrale et chorégraphique (CFWB/ Bélgica), Ministère de la Communauté française – Service général des Arts de la scène (CFWB/ Bélgica), Wallonie-Bruxelles International (CFWB/ Bélgica), Ministère de la Culture et de la Communication (França), Fonds d’Assurance Formation des Activités du Spectacle (França), Universidade de Coimbra (Portugal), Colectivo 84 (Portugal)
No comments:
Post a Comment