Tuesday, November 29, 2016

O MONSTRO DE BRUXELAS

Ontem ao ver o ensaio do espetáculo que estou a encenar - O Monstro de Bruxelas - dos nossos alunos do 3º ano da licenciatura de TeatroEducação/ESEC, senti que o nosso trabalho é tão premente, tão urgente pois indaga sobre o nosso futuro.
Estamos a fazer o nosso trabalho, não somos um oráculo que prevê o futuro e dita morais e ortodoxia a seguir, mas um radar que deteta o que vem aí, e o monstro está a rugir...
A peça é A Europeia do autor francês David Lescot, com tradução da Isabel Lopes, colega e docente do curso de Teatro e Educação.
Chamamos o espetáculo de O MONSTRO DE BRUXELAS, pois trabalhamos (como o título indica) com o monstro (o pessoal, nacional e europeu). Assim criamos figuras proto-grotescas, com uma corporalidade não finalizada, que revelam todas as ambiguidades do mundo nas suas protuberâncias, e que confrontam o homem consigo mesmo, a partir dos seus defeitos. O Teatro poderá ser isso. Um espelho que nos reflete, mas será sempre um espelho quebrado por um martelo, um espelho que nos reflete deformados.

O autor escreveu esta peça sob o signo do ano do diálogo em 2008 mas ainda hoje os problemas são os mesmos. Com a BREXIT ficamos com um projeto Europeu ainda mais frágil, quase a estiolar.
Se o espetáculo pergunta como é que nós chegamos até aqui, hoje pergunto o monstro acordou e agora?

https://www.youtube.com/watch?v=l1OcVTa58pU

http://www.tsf.pt/cultura/interior/o-monstro-de-bruxelas-em-coimbra-5257146.html

  http://portocanal.sapo.pt/noticia/95205

No comments: