Tuesday, November 29, 2016

O REPUBLICARIO

O Republicário
Convento São Francisco, Coimbra.
de 6 a 8 de outubro as 10h30 e 14h30 e Sábados as 16h.
CRIAÇÃO: Celso Pedro, Filipa Malva e Ricardo Correia
INTERPRETAÇÃO: Celso Pedro
ESPAÇO CÉNICO E FIGURINO: Filipa Malva
TEXTO E ENCENAÇÃO: Ricardo Correia
Vamos criar uma República. Do que é que precisamos? Um hino. Check. Uma Constituição, que garanta direitos e deveres. Check. Falta alguma coisa?
Talvez uma bandeira nacional. Com duas cores e 12 bolinhas que representam as 12 cidades da República Não sei das quantas conquistadas na Revolução que tirou este País do jugo do… tiranete Monstro dos sete estômagos que enchia o bandulho com o trabalho escravo dos cidadãos.
Nesta República acabadinha de inventar, contamos a história de um vendedor de enciclopédias que percorre, sentado em cima da sua bicicleta, a famosa e enferrujada Princesa, o país de lés a lés e que adora ouvir na rádio fado desafiado.
Tudo ia bem no melhor das Repúblicas possíveis, mas certo dia tudo parece desmoronar-se. De repente algo perturba os cidadãos da República e a partir desse dia já ninguém se lembra do hino nacional. Ninguém sabe a diferença entre a República e a Democracia? Porque é importante votar? Ou mesmo o que é a República?
O País entra em crise. Fazem-se debates na emissora nacional. Mas nem nas Enciclopédias que o nosso Republicário vende se encontram as respostas. Ao que parece elas estão incompletas trazem algo estranho que invade o espaço público e atordoa os cidadãos da República Não sei das Quantas.
A culpa será sua? O Republicário, sem respostas e para salvar a sua face, entra numa grande aventura para tentar salvar a República e os seus símbolos que entretanto foram esquecidos. Pelo meio ainda se propõe a fazer algumas erratas.
Será que esta República tem salvação?
Guerra Junqueiro deixou-nos o mote para este espetáculo: “Há mais luz nas 24 letras do alfabeto do que em todas as constelações do firmamento.”
Ricardo Correia
https://www.youtube.com/watch?v=e-uk6VQ6wgc





No comments: